quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PÃO COM RECHEIO DE PROVOLONE A PROVENÇAL


Resolvi fazer esse pão para as pessoas que gostaram do PÃO DE PANELA mas que não vão comprar uma panela de ferro só para fazer o pão. Esse pão, assado em panela, é para quem gosta e tem tempo pois há que se preparar na vespera. A base da massa é exatamente igual, que vou repetir logo mais, porem no lugar da panela de ferro e assei e uma forma de aluminio dessas de bolo inglês. Na verdade usei duas, uma para acomodar a massa e a outra forma eu usei como tampa. Portanto as formas devem ter o mesmo tamanho ao menos na largura e comprimento..


Eu coloquei bastante recheio porem o queijo não aparece muito pois derrete e se mistura à massa. Fica muito bom... quente então fica terrivel... 

 

Acima está a massa e a receita está nesse link:   PÃO DE PANELA


A base de trabalho, a pia ou uma mesa, devidamente pulverisada de farinha......


Despeja-se a massa sobre a farinha.


Com as palmas das mãos, bastante enfarinhadas, ajeita-se a massa para receber o recheio. Essa massa , como eu disse,  é muito mole.e não tem como usar um rolo para abri-la. Tem que ser aberta com mãos e dedos sempre bem enfarinhados. Melhor ainda é usar luva de latex, desssas descartaveis que são bem finas. Nesse tipo de luva a massa não gruda.




Achei uma foto com a luva ... 


Eu não usei as luvas nessa receita porque tinham acabado. 
  

Aí temos a massa aberta. Não precisa abrir mais do que isso, que nem como é feito com massa para pizza. Abra um pouco e ao colocar o recheio esse recheio vai ajudar a abrir um pouco mais essa massa. Na foto acima eu coloquei uma camada leve, e bem distribuida, de pasta de alho, e sobre o alho pulverisei oregano. Sobre essa base eu coloquei pedaços do provolone. O tamanho desses pedações são mais ou menos como de um desses tabletinhos de caldo de carne. Voce coloca sobre a massa e com a ponta do dedo empurra esse pedaço de queijo para dentro da massa. Depois de colocados dobre a massa sobre esses pedaços de queijos....

 




A foto, obviamente,  é de outra postagem com outro recheio mas é apenas para servir como base pois eu perdi as fotos dessa receita



 Bom uma vez recheado dá-se uma enrolada e uma "acertada" deixando a massa em um formado cilindrico. Nada perfeito pois a massa é tão mole que fica até um pouco trabalhoso tira-la da mesa para coloca-la dentro da assadeira.


Puxa daqui..... 


Estica dalí... 


Forrei a forma com papel manteiga de boa qualidade, pulverizei a fundo com fubazinho, coloquei a massa do pão, e sobre a massa tambem pulverisei um pouco masi de fubazinho.

Deixei crescer por duas horas, com a forma coberta com pano de prato.


Pré-aqueci o forno por 15 minutos na temperatura maxima. Com uma lamina bem afiada, fiz tres cortes na " tampa " do pão para servir de chaminé  e deixar sairem os gases. Tampei com uma outra forma gemea e coloquei no forno. Após 5 minutos diminuí a temperatura para 220 graus.
Lá ficou por uns 35 minutos. Tirei a tampa e deixei por mais 15 minutos para pegar a cor dourada.

Ainda na forma..


Na grelha para esfriar ( frente e verso )

De ponta cabeça....


Uma fatia...






Um comentário:

comentar