quarta-feira, 31 de outubro de 2012

FRANGO ASSADO, VINHO BRANCO ERVILHAS E PARMESÃO



Eu sempre fiz esse prato mas nunca dei um nome oficial a ele. Para a minha familia eu sempre falei que iria fazer o frango com vinho branco e ervilhas. Hoje vou postar essa receita e ainda não tenho um nome especial para ela antão  vai continuar a se chamar " Frango com vinho branco e ervilhas" .


Os ingredientes, alem do frango, pode ser o tradicional cebola, alho e salsinha. Para ser mais prático eu usei o VINAGRETE que nada mais é que cebola + alho + salsinha desidratados. Eu experimentei, e deu certo, um tempero da Arisco chamado Cebola, Alho e Colorau, pois minha intenção era tambem colocar um pouco de colorau.  Usei tambem salsinha fresca, cortada com a minha nova ferramenta, a tesoura para cortar salsinha, e o mais importante dessa receita é o vinho branco que não tenha sabor de suco de uva...





Usei somente sobre-coxa e peito, ambos sem pele. Essa assadeira é bem grande. Daría para 15 pessoas.
Quantidades:
8 peitos (sem osso e cortados em tres partes )
14 sobrecoxas
3 envelopes do tempero Arisco
3 colheres ( sopa) do tempero desidratado
1/2 xicara de salsinha picada
1 kilos de ervilhas cozidas, congeladas
300 gramas de queijo parmezão ralado
1 garrafa de vinho branco e mais um pouco....

Dilui o tempero Arisco em um copo com vinho.
Deixe as 3 colheres do tempero para hidratar um pouco em um recipiente com meio copo de agua.
Misture todos os ingredientes e deixe marinando por uma hora. Foto acima.

Após isso retire dessa marinada, peça por peça,  e coloque-as na assadeira com um pouquinho de oleo de milho e coloque a assadeira no forno pre-aquecido em fogo alto. Importante, reserve o liquido da marinada pois vai ser usada na segunda etapa.

Após mais ou menos 1 hora de forno, retire a assadeira e escorra todo o liquido  que se formou ( veja a foto abaixo) . Deve descartar esse liquido pois nada mais é do que a gordura da carne do frango e agua .


Livre da agua e gordura coloque a ervilha espalhando-as entre os vãos das peças de frango.
Dá para notar o tamanho da assadeira. Quase ocupa todo o tampo do fogão. Esse da foto tem 5 bocas.

 
Existem varias marcas de ervilhas. Eu acho essa uma das melhores. Os preços são todos parecidos tanto das nacionais como as importadas. As vezes as importadas são mais baratas.  Pode optar tambem por ervilhas em lata, descartando o liquido.

Acima é o liquido da marinada que foi reservado. Nada mais do que o vinho branco, salsinha, e o tempero já super hidratado no vinho

A assadeira com as ervilhas acomodadas e sendo regadas com a marinada...


Usei queijo parmezão já ralado. Quando encontro esse da SANCOR já faço um estoque..



Foram tres pacotes de 100 gramas..


AH ! Essas batatas são opçionais. Eu estava no mercado comprando a salsinha quando o funcionário da rotisserie estava levando algumas bandejas de batatas assadas para colocar no balcão. Estavam tão apetitosas e ainda quentes que levei para aperitivo. Antes de por a assadeira de volta ao forno para concluir o assado e gratinar eu pus algumas batatas. Ajudou na pintura.

Aquele " um pouco mais " que eu indiquei  como ingrediente na quantidade de vinho branco é o que voce vê na foto. Um pouco de outra garrafa para regar o parmezão. 
Acho que essa receita deveria se chamar de FRANGO EMBRIAGADO....Veja abaixo como ficou...



Um comentário:

  1. Vou incluir esta receita para a semana...rsrsrsrs mas como uma aluna fiel...gostaria de saber como posso substituir o Arisco...aqui definitivamente nao tem...rssrs

    ResponderExcluir

comentar